O profissional que objetiva enxergar novas oportunidades através do marketing pessoal deve desenvolver a qualidade de seu posicionamento pessoal perante os demais, ter forte comunicação interpessoal, possuir e renovar sua rede de relacionamentos, cuidar de sua imagem e incentivar os demais.
No momento em que o profissional se encontra fora do mercado de trabalho, as práticas de marketing pessoal são fundamentais para mantê-lo em contato com o mundo dos negócios. O marketing pessoal também possui uma série de planejamento estratégico que, basicamente, devem ser exercido pelo profissional:
Ter consciência de suas capacidade e competências técnicas adquiridas por meio de estudo e de experiências profissionais anteriores; - Determinar suas áreas de interesse ;
- Determinar o que de melhor pode oferecer às empresas, enxergando as necessidades de cada setor empresarial pelo qual se candidata a uma oportunidade de trabalho;
- Estar sempre preparado para entrevistas de emprego;
- Desenvolver um cronograma de estudos de reciclagem;
Na busca por uma nova oportunidade, o profissional deve identificar o que ainda falta na empresa em que pretende trabalhar, que tipo de falhas gerenciais e de serviço interno pode ser aprimorados visando a redução de custos operacionais e maior ganho de competitividade no mercado.
Depois de identificar as falhas, tente apresentar um projeto resumido que sugira possíveis soluções , inclua no projeto notícias e pesquisas públicas que sejam relevantes sobre o setor, segmento e das ações de concorrentes.
Mesmo que o profissional não ofereça nenhum projeto ou sugestão, em seu currículo e entrevista deve demonstrar interesse na empresa, salientando o benefício que sua contratação poderá gerar dentro da empresa.
No marketing pessoal, além de conseguir marcar entrevistas via anúncio de emprego, é aconselhável fazer contatos independente da existência de vagas e de anúncios de emprego, ofereça-se para visitar a empresa e para uma entrevista, demonstre que tem interesse em trabalhar nestas empresas.
As empresas atualmente, buscam em seus profissionais três competências básicas: habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal e iniciativa (pró-atividade). Além do QI(quociente de inteligência), as empresas estão interessadas em conhecer o nível de QE (quociente emocional) que está relacionado com atributos de confiança, automotiação, empatia, capacidade de aprendizado e relacionamento interpessoal.
Fontes:
http://www.algosobre.com.br/marketing/marketing-pessoal-na-hora-de-procurar-emprego.html
http://www.algosobre.com.br/marketing/marketing-pessoal-e-inteligencia-emocional.html
http://www.mulherdeclasse.com.br/O%20que%20e%20marketing%20pessoal.htm
http://www.algosobre.com.br/marketing/marketing-pessoal-e-inteligencia-emocional.html
http://www.mulherdeclasse.com.br/O%20que%20e%20marketing%20pessoal.htm
Assista o Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário